Por que o meu joelho ainda dói? Mesmo após a substituição total do joelho. O que aconteceu?


Um artigo recente na revista "DOR (Pain)" destacou os efeitos das expectativas pré-cirúrgicas nos desfechos pós-cirúrgicos em indivíduos submetidos à artroplastia total do joelho. O estudo foi bem elaborado e acompanhou 120 pessoas durante um período de um ano. As medições foram de sobre Dor e função através de questionários de funcionalidades, efeitos das comorbidades (doenças pré cirúrgicas) nos resultados finais, medo de movimento devido a dor através da Escala de Tampa para Cinesiofobia, sintomas depressivos e expectativas do paciente no pós operatório com as seguintes perguntas ("Após um mês da sua cirurgia: sua dor irá melhorar? seu sono voltará ao normal? você voltará as suas atividades de vida diárias?

Os resultados : Como estudos anteriores mostraram, fatores psicológicos têm valor prognóstico significativo na previsão da gravidade e função pós-operatória após artroplastia total do joelho. A catastrofização da dor pré-cirúrgica prediz uma pior recuperação, assim como o medo da movimentação e a depressão relacionados à dor.

A recomendação dada pelo estudo é que antes de ter uma substituição total da articulação, os paciente que têm fatores psicológicos que podem impedir um bom resultado devem passar por consultas psicológicas sobre dor e um tratamento pré cirúrgico para melhorar os resultados pós-cirúrgicos.

Curiosidade : Apesar dos indicadores objetivos do sucesso cirúrgico, a literatura indica que 15 a 30% dos indivíduos submetidos a substituição total do joelho relatam dor e incapacidade pós-cirúrgicas.

Sullivan M, Tanzar M, Reardon G, et al. The role of presurgical expectancies in predicting pain and function one year following total knee arthroplasty. Pain 2011.

Fisioterapeuta leonardo, fisioterapia para pós operatório de joelho, melhor serviço de fisioterapia, fisioterapeuta em fortaleza, fisioterapeuta pra joelho, especialista em cirurgias, dores após cirurgia

#cirurgia #joelho #substituiçãodojoelho #préoperatório #dores