Cinco exercícios para melhorar a consciência postural de corredores


A capacidade que um corredor tem de manter uma postura relaxada e funcional durante a corrida requer uma complexa interação entre velocidade, intensidade, força, mobilidade e estabilidade. Dedicar um pouco de tempo para treinar cada um desses componentes pode ser essencial para melhorar a capacidade de corrida e reduzir as lesões.

Os cinco exercícios fundamentais: Coloco abaixo uma sequência de cinco exercícios que desafiam o equilíbrio, estabilidade e controle. Eles se concentram na construção de uma consciência postural de corredores. Quando você conseguir executar bem esses exercícios, você pode aumentar a velocidade deles para obter mais dificuldade.

1 - Corredor parado

Postura ereta, levante vem os joelhos e estabilize o apoio. Sempre com o peito para cima e para frente. Mantenha a posição por 2 segundos e depois volte à posição inicial lentamente. Vídeo Abaixo.

2- Toque do Corredor

Vá, com a postura ereta, tocar o chão (Se alcançar) ou um batente. Lembre-se que a postura tem que ficar reta! Vídeo Abaixo

3- Subida do corredor

Postura ereta, colocar a perna em um banco e vá com a outra perna o mais alto possível. Mantenha a posição por 2 segundos e volte à posição inicial lentamente. Veja vídeo

4- Balanceio do corredor

Balance a perna até sentir um alongamento da região posterior da coxa. Não esqueça do outro lado. Veja vídeo

5- Avanço do corredor

Postura ereta e passo largo para frente. Joelhos alinhados. Veja vídeo

Comece com 5 repetições de cada movimento. Depois evolua até 2 minutos de cada.

Mudanças e Adaptação A maioria dos pacientes observam mudanças rápidas em um mês com esse programa.

Se isso for doloroso, pare e agende sua consulta! ;)

Espero que tenha apreciado a leitura.

Cordialmente,

Leonardo R. Bezerra

Sou corredor e um fisioterapeuta especialista em diagnóstico e terapia mecânica. Método Mckenzie. É um dos melhores métodos de tratamentos de atletas.