Seis caminhos para sair da dor - Fisioterapeuta - Leonardo - Fortaleza

Existem MUITAS opções diferentes para o tratamento de dores musculoesqueléticas comuns. Por exemplo, a dor nas costas costuma ser tratada com alongamento, fortalecimento, controle motor, massagem, ioga, etc (eu não coloquei injeções, medicamentos nem cirurgias, Percebeou?).. Quais métodos valem a pena tentar?


Claro, você deve consultar um profissional para obter orientação. Mas é provável que eles prescrevam uma maneira específica de tratá-lo (que nem sempre funciona),e tem apoio de pesquisas.


Algumas pessoas descobrirão que levantamento terra pesado melhora a dor nas costas, enquanto outras terão a experiência exatamente oposta. O mesmo é verdadeiro para pilates, manipulações de Osteopatia/Quiropraxia ou corrida. Não há muitas maneiras de dizer com antecedência quais dessas atividades serão úteis, então provalvelmente você terá que explorar para descobrir. Este post descreve sete categorias básicas para diferentes maneiras de sair da dor. Eles são:


1 - Descanso (Mas nem tanto)


2 - Treinamento de força (Com muita força!)


3 - Mobilidade (Eu entro aqui)


4 - Consciência Mente-corpo (por exemplo, meditação, ioga)


5 - Saúde geral (dieta, exercícios gerais, sono, redução do estresse)


6 - Terapia manual (Eu entro aqui também- por exemplo, Alongamento, mobilização, manipulação)


Vale a pena tentar cada um dos métodos acima para muitas variedades de dor, mesmo na ausência de um diagnóstico específico. Eles são como medicamentos, com muitos benefícios e poucos efeitos colaterais. Em alguns casos, você não precisa de um especialista para usá-los, especialmente se você conhece alguns princípios básicos de exercícios.


1. Descanso

Se o tendão de Aquiles começar a doer após algumas semanas após iniciar uma corrida, é provável que o excesso de estresse mecânico seja a causa principal. Portanto, o repouso é a primeira escolha lógica para o tratamento. A maioria das pessoas descobre isso facilmente. Pena que muitos não respeitam isso.


O motivo para não respeitar o descanso é que algumas pessoas simplesmente não gostam de descansar. Eles sempre erram por se esforçarem (de mais).


Outra razão é a falta de percepção do aumento da atividade física. É óbvio que 5 km / semana de corrida é melhor do que nada, mas passar de 5 para 15 km, de uma semana para outra pode ser o que chamamos de estressante. O aumento do estresse físico é ainda mais difícil de notar quando se trata de uma atividade diferente. Exemplo: Malhar duas vezes por semana as pernas pode solicitar uma diminuição da quilometragem da corrida. Lógico? Nem tanto. Ainda mais quando se divide os exercícios em grupos musculares. A maioria pensa que agachar não gera força nos pés. Sim. Gera.


Para manejar isso direitinho, verique abaixo:


Se doer, não faça isso (pelo menos por enquanto). Ou faça menos.


Evite "overtraining" e gerencie sua carga de treinamento.


Tente reduzir o estresse emocional.


Otimize seu sono e tempo de descanço


Mais descanso nem sempre é melhor. Se você já descansou o suficiente para se recuperar, provavelmente é hora de se exercitar. Consulte um especialista para saber a diferença.