top of page

Ombro congelado? É melhor relaxar.

Eu atendo muitas pessoas com ombros congelados e também vejo muitas pessoas diagnosticadas com capsulite adesiva (é o mesmo ombro congelado) e que claramente não têm. Então, primeiro, como eu sei o que é e o que não é ombro congelado? Isso é simples, é um ombro rígido e muito doloroso que tem perda significativa e IGUAL de movimento ativo e passivo na maioria das direções, mas tem um raio-x normal. Essa perda de movimento é classicamente em rotação externa e elevação, mas tende a afetar todos os movimentos, e a dor é intensa, difusa e geralmente insuportável. Todos os ombros congelados 'verdadeiros' são extremamente dolorosos, extremamente limitantes e extremamente incapacitantes.


O que é um ombro congelado?

O ombro congelado é uma patologia que ainda não é totalmente compreendida. É uma condição inflamatória que afeta o tecido capsular do ombro, causando importante neovascularização, proliferação de colágeno, fibrose e eventual contratura capsular, reduzindo significativamente o volume da articulação do ombro.


Todos os ombros congelados perdem movimento, isso geralmente ocorre em várias direções e pode ser em quantidades diferentes, Isso limita os três grandes movimentos do membro superior: Flexão (alcançar a cabeça) , Abdução (mão para o lado) e rotação interna (mão atrás das costas).


O diagnóstico de um ombro congelado, como a maioria dos problemas, geralmente é feito principalmente com a história. O exame clínico para confirmar um ombro congelado é relativamente simples, envolve a procura de 3-4 movimentos que apresentam perda IGUAL da amplitude de movimento ativa e passiva com dor significativa no final da amplitude, além de fazer testes de ombro resistido que geralmente não produzem dor ou fraqueza significativa. Este exame geralmente confirma um ombro congelado.


Como você trata um ombro congelado?

O tratamento de um ombro congelado é extremamente variado de lugar para lugar e de pessoa para pessoa. Existem muitas opções e intervenções disponíveis com pouco consenso ou evidência sobre o que é melhor. As opções para ombros congelados variam de deixá-lo resolver espontaneamente, e tenho certeza de que existem muitos ombros congelados que fazem exatamente isso. É claro que não sabemos exatamente quantos ou qual resultado eles obtêm, pois não podemos vê-los para acompanhamento.


Outros tratamentos mais invasivos para o ombro congelado incluem injeções intra-articulares de corticosteróides. Depois, é claro, existem opções cirúrgicas, como manipulação sob anestesia, que infelizmente ainda estão sendo feitas, apesar dos altos riscos de danos, como lesões labrais, rupturas do manguito, lesão do plexo braquial e até fraturas. O procedimento cirúrgico padrão ouro para ombros congelados agora é a liberação artroscópica de contraturas.


A fisioterapia também é um tratamento comum para ombros congelados. Isso pode incluir terapia manual, mobilizações articulares, manipulações, alongamento passivo, eletroterapia e exercícios... .


Todas essas opções de tratamento têm prós e contras, e algumas têm mais evidências de eficácia do que outras.


No entanto, existe um método 'diferente' para tratar ombros congelados que tenho usado cada vez mais ao longo dos anos, que não apenas acho muito mais eficaz e muito mais tolerável para os pacientes do que a fisioterapia 'tradicional', mas o mais importante isso pode ser feito de forma independente, simples e fácil pelo paciente.


É aí que entra 0 "Melhor relaxar".

O exercício excêntrico mostrou ter muitos benefícios no manejo de muitas condições musculoesqueléticas, Um dos benefícios conhecidos do exercício excêntrico é a melhora da flexibilidade articular. Demonstrou-se que isso produz um aumento físico no comprimento do tecido conjuntivo e, portanto, melhora a amplitude de movimento.


Eu tenho usado exercícios excêntricos com todos os meus ombros congelados.


Existem várias maneiras de fazer exercícios excêntricos para ombros congelados. A maneira mais simples é deitar o paciente de supino, abduzir e realizar uma pequena rotação externa de forma excentrica. Literalmente relaxando o ombro. Quanto mais devagar melhor. Fazendo o máximo que conseguirem.


Curiosamente, quando uso exercícios excêntricos como esse em ombros congelados, o resultado é realmente muito bom, de forma quase instantânea na dor e movimento.


Então, da próxima vez que você tiver um paciente com um ombro congelado, tente usar alguns exercícios de carga excêntricos e veja que os resultados aparecem de forma fácil e eficaz.




Komentarze


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page