top of page

LUXAÇÃO DO OMBRO - Fisioterapeuta Leonardo - Fortaleza

A LUXAÇÃO DO OMBRO É UMA LESÃO COMUM. MAS POR QUE A LUXAÇÃO DO OMBRO É ESTATISTICAMENTE COMUM?

O ombro tem a maior quantidade de movimento de qualquer articulação do corpo. Isso também significa que pode ser instável. Como todas as outras articulações, o ombro tem ligamentos para suporte. No entanto, os músculos ao redor do ombro precisam desempenhar um papel fundamental no controle do ombro, principalmente o manguito rotador .


Um ombro deslocado é quando a bola do osso do braço é forçada totalmente para fora do encaixe do ombro.





POR QUE O OMBRO FICA INSTÁVEL?

Pense na articulação do ombro como uma bola de golfe apoiada em uma semilua. A bola de golfe é muito maior que a semilua. Para ajudar na estabilidade da articulação existe o labrum (azul). Isso torna a superfície da semilua um pouco maior.


A principal estabilidade, porém, vem dos músculos. Eles agem como cordas para segurar a bola na meialua enquanto a bola rola. Os músculos do manguito rotador se misturam quase formando um cobertor que cobre toda a bola da articulação.



COMO ACONTECE O DESLOCAMENTO DO OMBRO?

Em 98% dos casos, o ombro se desloca para frente e nos outros 2% dos casos se desloca para trás. Uma luxação para a frente acontece quando o braço é forçado em abdução, hiperextensão e rotação externa.


Pense se você fosse jogar uma bola de tênis. Se seu ombro foi forçado nessa posição, é quando você corre o maior risco de deslocar o ombro.


Às vezes, as pessoas podem deslocar o ombro apenas caindo sobre um braço estendido. 95% das primeiras luxações do ombro resultam de trauma e os outros 5% das luxações são de origem atraumática (por exemplo, durante o sono).


Algumas pessoas correm maior risco de luxação do ombro. Isso pode ser devido a diferenças individuais nas estruturas ósseas da articulação do ombro. Um exemplo é se você tem uma fossa gelnoide rasa (a parte em T da articulação), isso significa que a cabeça do úmero (a parte esférica da articulação) tem um sulco menor para se equilibrar.


A frouxidão ligamentar também pode aumentar o risco de sofrer uma luxação do ombro. Isso pode ser devido a deslocamento(s) anterior(es) ou alongamento repetitivo dos ligamentos com arremessos e/ou outras atividades acima da cabeça.


O arremesso repetitivo coloca o ombro em uma posição vulnerável, alongando os ligamentos que normalmente fornecem a restrição ao movimento excessivo.


TENHO OMBRO DESLOCADO. E AGORA?

Um ombro deslocado será acompanhado por dor intensa e espasmos musculares. Às vezes, após uma luxação do ombro, ele pode reduzir espontaneamente, o que significa retornar à sua posição normal ou "retornar". Isso geralmente será acompanhado pela resolução imediata da dor.


Se o seu ombro não se deslocar sozinho, você precisa ir ao pronto-socorro do hospital, onde um médico pode reduzi-lo para você. Eles costumam usar alívio da dor e relaxamentos musculares para torná-lo um processo menos doloroso.


É importante que você peça a um profissional de saúde e não a um amigo para colocar seu ombro de volta na posição, pois é possível causar danos nos nervos ao realocar um ombro, se feito incorretamente.


Exercício de luxação do ombro

PRECISO DE CIRURGIA PARA O DESLOCAMENTO DO MEU OMBRO?

NÃO NECESSARIAMENTE.

A indicação para cirurgia de estabilização do ombro é história de luxações recorrentes. Luxações recorrentes não são incomuns após uma primeira luxação. Eles são especialmente comuns em pacientes adolescentes mais jovens e tornam-se menos comuns com o aumento da idade.


O maior fator de risco para instabilidade contínua é a idade < 25 anos. Outros fatores de risco são a participação em esportes de contato/colisão e os pacientes repetidamente em uma posição acima da cabeça devido à sua ocupação. Alguns estudos descobriram que ombros inicialmente instáveis ​​podem se estabilizar com o tempo.


A opção conservadora de tratamento geralmente envolve a imobilização do ombro lesionado em tipoia por um período de 4-6 semanas com base na recomendação do seu fisioterapeuta. Isso é seguido por um programa de amplitude de movimento e exercícios de fortalecimento.


Em última análise, o melhor curso de reabilitação após uma luxação do ombro deve ser feito de acordo com o seu fisioterapeuta.


Nossos fisioterapeutas aqui na Pivotal Motion Physiotherapy são especialistas em avaliar e tratar lesões no ombro, incluindo luxações.


O QUE A REABILITAÇÃO ENVOLVE APÓS A DESLOCAÇÃO DO OMBRO?

Independentemente de o caminho cirúrgico ou conservador ser escolhido após a luxação do ombro, a reabilitação após o período de imobilização é praticamente a mesma. É importante trabalhar em estreita colaboração com um fisioterapeuta, como um dos nossos aqui na Pivotal Motion Physiotherapy. Eles o guiarão em cada estágio de sua reabilitação.


Após a imobilização, o objetivo número um é restaurar toda a amplitude de movimento. Se a amplitude de movimento não for restaurada inicialmente, torna-se ainda mais difícil voltar. A amplitude de movimento é restaurada por meio de alongamentos e/ou movimentos repetitivos, muitas vezes usando um cabo de vassoura ou polia para ajudar a obter aquele movimento extra.


Exercício de luxação do ombro

Ruptura do manguito rotador Exercício

O objetivo secundário é restaurar a força muscular. O mais importante é a força dos músculos do manguito rotador. Restaurar a força muscular do manguito rotador é especialmente importante, pois eles controlam o movimento no ombro. A fraqueza desses músculos pode contribuir para problemas futuros no ombro.


O fortalecimento dos músculos que envolvem e controlam a escápula também é um componente importante de qualquer programa de reabilitação do ombro. A escápula/omoplata contribui para a amplitude de movimento do ombro e também fornece uma base estável para o braço. Sem uma base estável não podemos levantar ou resistir a cargas pesadas.


Esses músculos se coordenam para controlar o movimento acima da cabeça. A combinação de exercícios de temporização e ativação ajuda a restaurar a função completa desses músculos.


Exercício de luxação do ombro

VOU TER QUE FIXAR MEU OMBRO?

O vídeo abaixo demonstra um trabalho de fita anti-deslocamento para o ombro. Esta bandagem é para prevenir uma luxação anterior. Isso evita que o ombro entre em amplitude extrema de rotação externa e abdução. Isso reduz a probabilidade de um deslocamento futuro e pode ajudar na sua confiança no retorno ao esporte. A bandagem ajuda a complementar um programa de reabilitação, mas não substitui um programa de fortalecimento gradual.


Como uma clínica de fisioterapia esportiva de primeira linha em Newmarket Brisbane, a Pivotal Motion Physiotherapy apresenta como enfaixar um ombro para luxação anterior. Se você deseja obter mais informações sobre uma lesão no ombro, marque uma consulta on-line ou ligue hoje mesmo para 07 3352 5116.

Comments


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page