Sobre a síndrome do impacto do ombro

July 2, 2018

 

Nos anos 70 e 80, Neer inventou o termo “síndrome do impacto subacromial” (SIS). Ele alegou que a irritação do manguito rotador, do tendão do bíceps e / ou da bolsa subacromial contribuia para as lesões do manguito rotador e para a dor no ombro. Esta teoria tem sido amplamente aceita e ensinada no sistema educacional .

No entanto, uma série de pesquisas e revisões nos últimos 5-6 anos questionou muito o conceito de síndrome do impacto subacromial.


O problema é no acrômio (ou acrônimo ganchoso)? 


Em teoria, um acrômio maior seria mais propenso a causar dor no ombro, mas as pesquisas não mostraram correlação entre o tamanho do acrômio e a dor no ombro. Pesquisas sugerem que as lesões de ombro sem trauma ocorrem devido a alterações do próprio tendão, e não à irritação por causa externa. Finalizando, uma pesquisa mostrou que a cirurgia de descompressão subacromial (também conhecida como acromioplastia) não é melhor do que uma cirurgia placebo. 

Alguns pesquisadores e terapeutas propuseram títulos alternativos para a apresentação clínica, como os termos  “dor no ombro relacionada ao manguito rotador” e “síndrome da dor subacromial  ”. Eu prefero apenas usar o termo “dor no ombro”.


O que fazemos agora?

Depois de ler este artigo, parece que devemos mudar um pouco a nossa abordagem como fisioterapeutas. Embora possa parecer que o ponto é apenas conceito, podemos utilizar algumas estratégias diferentes de tratamento:

1) Exercícios de fortalecimento tolerados para o ombro, manguito rotador e escápula… essencialmente o que a maioria dos fisioterapeutas deveria fazer. 

2) Gerenciando fatores psicossociais e crenças de adaptação (devido a dor) sobre o ombro, a dor e a atividade

3) Terapia manual com foco em postura e mobilização articular. 

Se você tem dores no ombro, um fisioterapeuta especialista poderá te ajudar .

 

 

Palavras chaves: dor no ombro tratamento, dores no ombro, síndrome do impacto tratamento, fisioterapia especializada em ombro.

 

Please reload

Posts Em Destaque

Cinco sinais que o seu tornozelo não está tão bem

02.01.2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga