Ruptura de LCA, quais são minhas opções?

February 7, 2019

 

Esta é uma pergunta difícil de responder e que tem sido levantada cada vez mais frequentemente pelos pacientes em nossas clínicas nos últimos anos. Há um crescente número de evidências comparando opções cirúrgicas e não-cirúrgicas, comparando atletas de alto nível. Houve relatos de que estão atualmente, jogadores SEM o LCA jogam na Premier League (Inglaterra).

 

"O tratamento não cirúrgico pode ser uma opção para até 50% dos jogadores que ferem o LCA"

 

Opção não cirúrgica 

 

Um aspecto importante em tudo isso é, se você tem um joelho instável, significa que ele cede. Se ele ceder, e você decidir "esperar e ver" então você pode aumenta o risco de ruptura do menisco. Isso é o que os cirurgiões acreditam que pode acontecer. NO ENTANTO,  a evidência é controversa. Alguns autores sugerem que não há diferença entre cirúrgico e não cirúrgico em um prazo de 5 anos. Cento e vinte e um "jovens adultos ativos" foram randomizados para reabilitação e cirurgia precoce ou reabilitação por si só (com a opção de uma reconstrução tardia, se necessário). Aos cinco anos de acompanhamento, os pacientes NÃO apresentaram diferenças em sua capacidade de retornar ao esporte, relataram função do joelho ou taxa de lesão do menisco. 

 

Em termos gerais, o manejo não cirúrgico deve ser considerado quando o paciente tem um joelho estável e…

  • Um desejo de evitar o tratamento cirúrgico.

  • Um atleta preparado para modificar sua atividade para se adequar aos sintomas

  • Pacientes menos ativos fisicamente

  • Um paciente que provavelmente não fará a reabilitação pós-cirúrgica

 

Cirúrgico 

 

Para aqueles que optam pela cirurgia, há algumas coisas a serem lembradas. Existem riscos, como trombose venosa profunda (TVP), infecção, falência do enxerto. Também é importante lembrar que apenas 63% dos pacientes cirúrgicos retornam ao nível pré-lesão e 44% retornam ao esporte competitivo (Arden et al, 2011). 

 

Então,  o que você deveria fazer? 

 

Responder a isto é difícil e é individual para cada caso, no entanto, recomendamos seguir o seguinte conselho:

A Reconstrução de LCA é indicada quando o LCA é sintomaticamente instável ou há um desejo de competir em esportes de alto risco” 

 

Em termos simples, se você se deparar com uma forma regular de dar instabilidade e desejar retornar ao esporte que envolve o giro rápido, a cirurgia é recomendada. Se você não tem um joelho instável, uma reabilitação abrangente, guiada por um fisioterapeuta esportivo é uma boa opção. 

Esperamos que isso ajude com a sua compreensão. Se você tiver alguma dúvida, não hesite em entrar em contato.  

 

 

Please reload

Posts Em Destaque

Cinco sinais que o seu tornozelo não está tão bem

02.01.2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square