Fisioterapia para Capsulite Adesiva

April 5, 2018

 

A capsulite adesiva é um problema de saúde que caracteriza pelo enrijecimento da articulação do ombro. É causada pelo encolhimento, espessamento e cicatrização da cápsula que envolve o ombro. A amplitude de movimento do ombro é limitada em todas as direções, tornando muito difícil para o paciente ter independência. Esta condição musculoesquelética tem uma incidência de 4-5% na população geral.

 

Fatores que podem levar à capsulite adesiva

Existem inúmeros fatores que podem levar à capsulite adesiva. Lesões relacionadas ao esporte, lesões do manguito rotador, bursite e tendinite, podem causar um ombro congelado. Numerosos distúrbios como artrite crônica do ombro, diabetes, doença de Parkinson, hipertireoidismo, hipotireoidismo, doença pulmonar, doença cardíaca, acidente vascular cerebral, cateterismo cardíaco e procedimentos cirúrgicos também colocam as pessoas em risco de desenvolver um ombro congelado.

 

Os sintomas da capsulite adesiva

Os sintomas e sinais da capsulite adesiva incluem rigidez, dor e inflamação na região do ombro. A dor no ombro aumenta com o movimento, fazendo com que o ombro imobilize completamente em poucos meses. Todos estes sintomas podem tornar o sono muito desconfortável para o paciente.

 

Os diferentes tipos de capsulite adesiva

As lesões do manguito rotador variam de inflamação tendínea leve a rupturas parciais ou totais do tendão. Os músculos do manguito rotador são responsáveis ​​por segurar o úmero na escápula. Esses músculos podem se machucar devido ao uso excessivo da articulação do ombro e trauma físico. Lesões comuns do manguito rotador incluem síndrome do impacto do manguito rotador, tendinite calcificada e tendinite bicipital. Se não for tratada, as lesões do manguito rotador podem levar a um ombro congelado.

A tendinite é uma lesão comum relacionada ao esporte que pode causar capsulite adesiva. Tendinite refere-se à inflamação dos tendões ao redor do ombro ou cotovelo. Ocorre mais comumente como resultado de lesões causadas por técnicas incorretas de exercícios.

A bursite é uma inflamação dos pequenos sacos cheios de líquido (conhecidos como bursa) que reduzem o atrito entre os músculos e tendões do corpo. Essas bursas sacos podem se tornar inflamados por lesões relacionadas ao esporte, como golpes diretos no ombro durante esportes ou lesões por esforço repetitivo.

 

Diagnóstico

Um especialista em fisioterapia clínica vai suspeitar de um ombro congelado com base nos resultados de uma série de testes clínicos. Em alguns casos, uma ressonância magnética será realizada para ver a cicatrização de tecidos na região do ombro.

 

Tratamento

O tratamento da capsulite adesiva geralmente requer uma combinação de fisioterapia e medicação analgésica e anti-inflamatória. A fisioterapia ajudará a restaurar seus movimentos, aumentar sua amplitude de movimento e reduzir a inflamação e a dor. Um especialista em fisioterapia criará um plano de tratamento para você, incluindo exercícios de amplitude de movimento, exercícios de fortalecimento, terapia com gelo, estimulação elétrica, ultra-som e exercícios de correção postural. Raramente, casos de capsulite requerem cirurgia.

 

Durante o período de reabilitação, um indivíduo que sofre de um ombro congelado deve evitar levantar pesos pesados ​​e realizar movimentos súbitos.

 

 

Palavras Chaves: Dores no ombro, como tratar ombro congelado, fisioterapia para capsulite adesiva em fortaleza, rigidez no ombro, fisioterapeuta especialista em ombro.

Please reload

Posts Em Destaque

Cinco sinais que o seu tornozelo não está tão bem

02.01.2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags