Não tem nada fora do lugar ai!
![](https://static.wixstatic.com/media/ba2d0a_06c89c3c461447ebbaf4732aa7f2af2d.jpg/v1/fill/w_450,h_450,al_c,q_80,enc_auto/ba2d0a_06c89c3c461447ebbaf4732aa7f2af2d.jpg)
Muitas pessoas com dor crônica acreditam que tem alguma coisa fora do lugar (Coluna fora do lugar, ombro com gacho rebaixado, joelho desalinhado, quadril deslocado...) e que essa estrutura precisa voltar ao lugar para que a dor ou sintoma passe por completo. Vários artigos (cito um no final do texto) discutem essa possibilidade principalmente em relação a área pelvica (da bacia). Em resumo, todos os estudos relevantes não encontraram nenhuma diferença no movimento pélvico ou no alinhamento ósseo entre os lados dolorosos e não-dolorosos em pessoas com lombalgia crônica ou dor pélvica. Muitas pessoas, realmente, vão naturalmente se sentir melhor depois de submetidos a terapia manual de vários tipos. No entanto, esta melhoria é temporária e é devido ao relaxamento e alongamento da musculatura ao invés de realinhamento das estruturas do corpo.
Infelizmente, quando um profissional diz que tem algo fora do lugar pode levar a temores sobre a integridade estrutural do corpo e com isso aumentar a dependência dos pacientes com um profissional para resolver o problema.
Acredito que as melhores práticas para distúrbios dolorosos devem ser direcionados ao auto tratamento e gestão multidimensional utilizando uma gama de estratégias físicas, estilo de vida e de enfrentamento.
O poder está com você!
Obrigado pela leitura!
Agende sua consulta para tratamento com Fisioterapeuta Leonardo Rebouças Bezerra através dos fones: 3246-1765 / 3065-0325