Descanso e gelo é a solução?


Descanso e gelo. Descanso e gelo. Descanso e gelo...

Essa é uma frase muito utilizada por pessoas lesionadas passada através da cultura popular e de clínicos em todo o mundo. E não importa se você é um atleta de elite ou um guerreiro de fim de semana. Se você é forte ou fraca(o). Lesionou? coloca gelo!


Com o estado de evidências atual, já é tempo desse tipo de conduta mudar. Descanso e gelo não é a solução.

 

Quer entender as razões para isso?

Primeiro, a afirmação para o uso de gelo foi difundida porque ele deve diminuir o componente inflamatório da lesão. Mas a dor associada com lesão não necessariamente está relacionada com danos teciduais agudos a nível celular. Você pode resfriar a área, mas se o problema é mecânico, não vai fazer muita diferença no processo de recuperação.

 

Mesmo que a resposta inflamatória aguda é de fato presente, els tem que ser mediada e regulada, não desligada. A ideia de "desligar a inflamação" é inapropriada. A inflação é uma parte normal e natural do processo de cicatrização do tecido!

Mesmo se a indicação do gelo seja oferecido em um contexto apropriado, a questão permaneceria: por quantos dias devo utilizá-lo? Uma resposta inflamatória típica não dura mais do que três. "Congelando" uma lesão por uma semana ou durante um mês, não tem efetividade nenhuma

 

Os atletas que colocam gelo em suas lesões, na maioria dos casos, é realmente inútil.

 

O gelo pode diminuir a resposta à dor? Sim. Mas isso somente seria necessário se logo depois a pessoa realizasse estratégias mecânicas com carga progressiva para a volta da função. Não repouso. Movimento.

 

E a questão do descanso? 
A maioria das lesões são relacionadas com os efeitos de carga mecânica prolongada, repetida ou um trauma direto. As lesões exigem a compreensão para que a resolução seja ofertada no início do problema.

 

A verdadeira recuperação de uma lesão deve criar um ambiente no qual adaptações fisiológicas podem ocorrer. Diminuição de carga no primeiro momento é uma coisa boa. Descanso puro não é. O corpo é feito para se mover. Removendo as atividades de carga mecânica completamente pode realmente inibir e desacelerar o processo de recuperação.

 

Somando tudo isso, "repouso e gelo" pode estar fazendo mais mal do que bem. E isso pode até de fato retardar o processo de recuperação da lesão. É isso mesmo que você deseja?

 

Fisioterapeuta Leonardo Rebouças Bezerra
www.leonardobezerra.com.br

Agende seu atendimento pelo telefone: 85 - 3246.1765 ou entre em contato.

Please reload

Posts Em Destaque

Cinco sinais que o seu tornozelo não está tão bem

02.01.2017

1/4
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square